sexta-feira, 22 de maio de 2009

Rosa


O romance está no ar... as vitrines já começaram a se vestir de "Dia dos Namorados". Sem contar que acabamos de passar pelo Dia das Mães, o que também inspira o amor.

E, ninguém melhor para falar em romance do que aquela que foi escolhida como sendo a mais amável de todas as flores: a rosa, a grande soberana do jardim.

Ela estende suas raízes até que atinjam o equilíbrio entre o Céu e a Terra. É o símbolo da harmonia.

Perfuma e, ao mesmo tempo, fere; ela dá de si, mas precisa se defender para manter seu lugar. Oferece amor e dor.

Tem origem na antiga Pérsia, tendo sido divulgada pelas tribos nômades árabes. Foi cultivada na Bulgária durante trezentos anos, onde culturas e cruzamentos multiplicaram seu aspecto e seu perfume.

A essência originada na Bulgária e na Turquia é uma massa cerosa, compacta, alaranjada ou esverdeada. Na França, o líquido é viscoso, amarelo-alaranjado. Basta uma pequena dose para conseguir um ótimo efeito odorífero; já no Marrocos, preparam a essência da rosa resultando em um líquido amarelo-pálido, com odor rico, doce e duradouro. Em Grasse (França), a essência, solúvel em álcool, é viscosa, rosada ou alaranjada e exala perfume de mel, levemente balsâmico, com um toque lenhoso. Todas devem ter origem conhecida, pois as falsificações são frequentes.

Está sempre presente em filtros e poções visando encontrar ou manter o amor.
Um chá de rosas ingerido antes de dormir induz a sonhos proféticos. Para desvendar seu futuro romântico, mulheres escolhem três folhas de rosas e nomeiam cada uma delas com o nome de um pretendente. Aquela que permanecer verde por mais tempo indica a resposta.

Pétalas de rosas trituradas e polvilhadas pela casa ajudam a diminuir o stress dos moradores.

É um poderoso renovador de células. Sua água atua em peles secas ou sensíveis. Compressas são usadas para aliviar dores de cabeça.

Nenhum comentário: