quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

VERBENA



Para começar o Jardim do Empório, eu escolhi a Verbena. Verbena officinalis.



Planta arbustiva que chega a medir 80cm de altura. Possui as folhas pequenas e serrilhadas e flores azuis ou violetas.

É consagrada a Vênus e relaciona-se ao elemento ar. Muito usada, magicamente, em encantamentos de proteção, amor, paz e purificação.

Quando colocada sob um travesseiro, previne contra pesadelos; atrás de portas e janelas, é altamente protetora.

Planta sagrada na Gália, Pérsia, Grécia e Roma. Os gregos e latinos a chamavam "Erva Sagrada". Os sacerdotes romanos usavam a verbena para limpar os altares de Júpiter. Tinha outros nomes como: "Lágrimas de Ísis", "Sangue de Mercúrio" ou "Erva de Hércules". Sabe-se de uma tradição romana: colocar a verbena dentro de casa para afastar os maus espíritos.

Em celta, é chamada "ferfaen". Os habitantes do País de Gales cortavam seus caules na ecuridão e os utilizavam para limpar os ambientes carregados com energias ruins.

Uma guirlanda de verbena protege os praticantes de magia em rituais. Para participar dos Sabbaths sem sentir cansaço, as sacerdotisas teciam uma liga com caules de verbena trançados.

Para os druidas, era tão sagrada que as oferendas desta erva eram colocadas nos altares. Quando queimada, é poderosa na defesa contra ataques psíquicos.

Coadjuvante no tratamento de úlceras pépticas, afecções hepáticas e de vias biliares e parasitoses intestinais. Em altas doses, causa náusea e vômitos.

Uso externo: cicatrizante.

Seu óleo, em pequenas doses no difusor, é calmante.


-->

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Azul / Índigo



O azul está associado ao ar, à idéia de elevação, de sabedoria. Produz energia equilibradora. Instiga a busca pela verdade e a realização dos ideais. Traz inspiração, compreensão e fé.

Seu uso é indicado no quarto de dormr, ambientes de meditação e banheiro.

Relacionado ao chakra laríngeo.

Índigo:
É uma variação do azul. Representa o chakra frontal, por meio do qual se percebe além do sensorial.